sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PLANO DE AULA - MANGUES

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA VICTOR KONDER
SECRETÁRIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
SANTA CATARINA
CURSISTA: GUILHERME KRÜGER ROCHA MACHADO




                                          PLANEJAMENTO DE AULA




DISCIPLINAS ABRANGENTES: Geografia, Ciências, Educação Física.

DURAÇÃO: 2 AULAS DE 45 MINUTOS

NÚMERO DE ALUNOS: 30

SÉRIES: 5ª a 8ª SÉRIES


Objetivo Geral: Realizar a integração dos alunos com a elaboração de pesquisas, utilizando como recurso a sala tecnológica para fins educacionais e enriquecimento do projeto de pesquisa proposto aos alunos de 5ª a 8ª séries da Escola de Educação Básica Victor Konder.

Objetivo especifico: Desenvolver pesquisas no campo do meio ambiente, de como podemos preservar os manguezais, qual a importância dos mangues. Enfatizar os problemas que podem ocorrer com a destruição e poluição dos manguezais.

AMBIENTE: SALA TECNOLÓGICA

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma de observação direta, aonde serão adotados como critérios avaliativos, a participação dos alunos, o interesse, a criatividade. Também será avaliado o desenvolvimento do projeto, organização, e contexto.

MATERIAIS/RECURSOS: Computador

PARTE INICIAL: Em primeiro momento os alunos irão se dividir em grupos de três a quatro alunos, aonde estes receberam temas para pesquisa como: a importância dos mangues, poluição nos manguezais, tipo de vegetação, problemas ocasionadas pela destruição dos mangues, seres existentes neste meio, local que o mangue se predomina, exemplos de projetos relacionados a mangues.

PARTE PRINCIPAL: Após realizada a pesquisa, os alunos irão desenvolver uma apresentação no power point para apresentar aos demais alunos o que cada grupo pesquisou.

PARTE FINAL: Ao final de todas as apresentações os alunos irão discutir sobre os temas pesquisados, e ao decorrer das discussões em grupo estarão traçando diretrizes para a elaboração do projeto de pesquisa e campo.

OBSERVAÇÕES: ( será postada a observação após o termino da aula )



Guilherme Kruger
Articulador de Sala Tecnológica
Escola de Educação Básica Victor Konder

Nenhum comentário:

Postar um comentário