quinta-feira, 8 de outubro de 2009

1 Atividade

02/10/2009



1ª Atividade


Evolução para fins Educacionais


O vídeo apresentado neste primeiro encontro retrata uma situação do qual ocorreu a tempos atras, aonde não havia avanços na parte tecnológica, sequer para fins educacionais.
Era uma época que não havia sequer eletricidade, a luz que havia naquela época era luz de vela e a do sol durante o dia. Naquela época toda criação do homem era voltada para facilitar a vida do mesmo, algo que não é diferente hoje em dia.
Naquele tempo havia muito trabalho braçal, portanto a grande preocupação seria para criar ferramentas que pudessem facilitar o trabalho do homem durante o dia nos seus afazeres, como sabemos a primeira ferramenta do homem são as mãos, e a partir das mãos os homens criam outras ferramentas dos quais possam ajuda-lo.
Sabemos que as mudanças sempre causam um impacto nos ser humanos, mas sabemos que tudo se adapta ao seu espaço, portanto os avanços em termos tecnologias que foram acontecendo durante todos esses anos, foram todas situações que houveram adaptações e as mesmas vieram para facilitar a vida do homem, que por sinal sempre é bem aceita, mais com um receio de medo.
Por exemplo podemos citar relacionando ao vídeo, que naquela época a grande tecnologia, que significa e ainda significa busca de conhecimento, e sendo assim podemos citar que era uma tecnologia utilizada para fins educacionais era o livro. Muitos tinham receio, medo de utiliza-lo, mas também sabiam da grande importância que o mesmo trazia e ainda traz para a sociedade. Com certeza foi um grande avanço, como ainda hoje veem ocorrendo na medida que o anos se passam.
Busca pelo desconhecimento e pela descoberta sempre foi uma ambição para o homem, que ainda é nos dias atuais.
As vantagens que podemos citar, é que o livro por exemplo é um grande exercício para a mente, em relação a memorização de ortografia, memorização, estimulação para o cérebro. E sabemos bem que hoje em dia isso não mudou, o livro ainda é de tal importância como naquela época. Hoje com a tecnologia veio os micro computadores que vieram facilitar a vida do homem, mas como os computadores podem serem utilizados para fins educacionais também podem serem utilizados para outros diversos fins.
Naquela época era difícil o acesso a informações a busca de conteúdos, era tudo muito restrito. Hoje em dia o que acontece é que somos bombardeados com informações e conhecimentos, seja pela mídia de televisão, jornais, livros, internet. Portanto hoje em dia somos sobrecarregados de informações e conteúdos, hoje em dia temos mais facilidades na busca pelas informações, pelo conhecimento, em teoria.
Portanto podemos relacionar que hoje em dia a busca está mais acessível para todos.
Com certeza que a tecnologia veem como um auxilio para facilitar a vida do homem, e é o que ela tem como propósito e tem facilitado e muito. Claro que há o lado positivo que a tecnologia também é utilizado para outros fins não eticamente e moralmente corretos.



Articulador de Sala Tecnológica: Guilherme Krüger Rocha Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário